É comum a adição de metabissulfito de sódio (Na₂S₂O₅) como substância conservante em vinhos. Essa prática é amparada pela legislação e tem procedimentos regulamentados. Um dos problemas com esse procedimento é que a decomposição desse conservante gera SO₂, que pode causar reações adversas nos consumidores. Responda aos itens abaixo.
a) Escreva a equação química balanceada para decomposição térmica do metabissulfito de sódio em sulfito de sódio e dióxido de enxofre. Dado: íon sulfito = SO₃²⁻
b) Uma maneira de se determinar a concentração de dióxido de enxofre em vinhos é através da reação com iodo em meio aquoso, que gera ácido iodídrico e ácido sulfúrico. Escreva a equação química balanceada que representa a reação entre SO₂ e I₂ em água.
c) A concentração máxima permitida para o SO₂ em vinhos é de 260 ppm. Se para reagir completamente com 5 mL de uma amostra de vinho forem utilizados 13,5 mL de uma solução 0,001 mol L-1 de iodo, calcule a concentração de SO₂ no vinho. Esse vinho tem concentração de SO₂ dentro do limite imposto pela legislação? Justifique a sua resposta.