Questão
Universidade Estadual do Centro-Oeste - Unicentro
2013
Fase Única
E-escandalosa9889b6a75d
“É escandalosa a tranquilidade do mundo ocidental, tranquilidade baseada na presunção de que essa agradável maneira de viver terá duração indefinida. As consequências das ilusões voluntárias de antes e após 1914 não terão ensinado ao que leva essa irresponsabilidade política e moral? Nossa época vive entre dois abismos. Compete-nos escolher: deixar-nos tombar no abismo da ruína do homem e do universo, com a consequente extinção de toda vida terrena, ou cobrar ânimo para nos transformarmos, dando surgimento ao homem autêntico, ante o qual se abrirão possibilidades infinitas.” (JASPERS, 1973, p. 147).

Em tal contexto, qual o papel da filosofia?
A
Diante do possível desastre ambiental e da destruição da humanidade, cabe à filosofia ensinar o homem a satisfazer-se com o milagre econômico procurando tirar dele todos os recursos para a reconstrução da vida em sociedade. 
B
Diante do possível desastre ambiental e da destruição da humanidade, cabe à filosofia tornar-se instrumento de salvação, transformando-se em credo. 
C
Diante da inevitável catástrofe, a filosofia, e só ela, é capaz de promover a serenidade necessária para encarar a morte e a destruição com sabedoria, buscando retirar dessa inevitável experiência de aniquilamento uma atitude de resignação. 
D
Diante do desastre possível e total, a filosofia ensina a não nos deixarmos iludir e a encarar a catástrofe possível. Em meio à serenidade do mundo, ela faz surgir a inquietude e proíbe a atitude tola de considerar inevitável a catástrofe.  
E
Diante da inevitável catástrofe, a filosofia preserva o caráter prático do pensamento, ensinando o homem a se libertar da culpa. Oferece-lhe em troca algo que só a filosofia é capaz de proporcionar: paz e tranquilidade para uma morte digna e feliz.