Questão
Universidade Federal do Paraná - UFPR
2007
1ª Fase
E-exatamente-esta1641e26f635
“É exatamente esta relação de interdependência entre o aparelho partidário e o aparelho de Estado, no controle da economia e da sociedade, que explica a necessidade de uma transformação global, envolvendo as instituições políticas e o próprio Estado, a fim de assegurar a reconstrução da economia. E é isto que diferencia a perestroika das reformas econômicas que a precederam. A perestroika, mais que uma reforma econômica, pretende reconstruir todo o sistema, promovendo ao mesmo tempo uma reforma política e social. O processo foi deslanchado concomitantemente com uma abertura democrática (glasnost) que, como a própria perestroika, foi se ampliando de modo gradativo ao longo destes anos; e por uma redefinição da política exterior da URSS.”

(POMERANZ, Lenina. Perestroika: desafios da transformação social na URSS. São Paulo: Edusp, 1990, p. 14.)

A chegada ao poder de Mikhail Gorbatchev na extinta União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS), em 1985, propiciou um forte abalo no regime socialista inaugurado com a Revolução Russa de 1917. Sobre o tema, é correto afirmar:
A
Um exemplo marcante das contradições que existiam na URSS foi o acidente nuclear de Chernobyl, ocorrido em 1986, e que explicitou os problemas do modelo de desenvolvimento soviético.
B
A perestroika foi uma reformulação da economia soviética sem grandes repercussões na estrutura social da URSS.
C
A primazia da indústria soviética na área tecnológica, em relação aos seus rivais capitalistas, foi responsável pelo fracasso da reestruturação econômica proposta por Gorbatchev.
D
A eficiência do modelo descentralizado de gestão que vigorava na República Soviética constituiu-se no principal obstáculo para as transformações preconizadas pela glasnost.
E
A principal contribuição das transformações lideradas por Gorbatchev foi a sobrevivência do chamado “socialismo real”.