Questão
Provão de Bolsas Estratégia
2020
Fase Única
E-impossivel-medir7176381909
É impossível medir a posição e a velocidade de um elétron simultaneamente com precisão. O famoso Princípio da Incerteza de Heisenberg dita que quanto melhor se conhece a posição de um elétron, menos é possível ter certeza sobre sua velocidade. Por outro lado, quanto melhor se conhece a velocidade de um elétron, menos é possível ter certeza sobre sua posição. Uma explicação condizente para o princípio descrito é a de que:
A
os microscópios eletrônicos emitem partículas cuja energia é ordem de grandeza muito superior à da energia cinética dos elétrons, aniquilando-os em razão de colisões.
B
o núcleo atômico, em razão de sua grande concentração de massa, cria desvios consideráveis na velocidade dos elétrons, impedindo os equipamentos de efetuarem leituras precisas acerca de sua energia cinética.
C
as Funções de Onda ou Equações de Schröndinger sugerem regiões de probabilidade de se encontrar um elétron, mas não definem posições nas quais os microscópios devem procurar por sua localização exata.
D
quando um microscópio eletrônico tenta captar perfeitamente a posição de um elétron, seus fótons de luz se chocam com a partícula, provocando alterações em sua energia cinética.
E
as regiões nodais, provenientes das Funções de Onda, denotam regiões com probabilidade máxima de se encontrar elétrons, impedindo que sua velocidade seja corretamente aferida.