Questão
Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas - UNCISAL
2016
Fase Única
VER HISTÓRICO DE RESPOSTAS
EUA-Japa-mais-10145e6fa502f
EUA, Japão e mais 10 países assinam acordo histórico de livre comércio

Após quase cinco anos de negociação, Austrália, Brunei, Canadá, Chile, Japão, Malásia, México, Nova Zelândia, Peru, Singapura, Estados Unidos e Vietnã anunciaram hoje (5) o chamado Tratado Transpacífico de Comércio Livre (Trans-Pacific Partnership, TPP, sigla em inglês). O acordo já é considerado o maior tratado de livre comércio celebrado na história mundial e reúne 40% das riquezas do mundo.

Na prática, quando o tratado entrar em vigor, os países irão eliminar tarifas de comercialização de bens e serviços.

Para que o tratado entre em vigor, os Congressos dos países signatários precisam autorizar a transação. O Congresso dos Estados Unidos, por exemplo, hoje de maioria republicana, deve ratificar as regras do acordo para que o TPP entre em vigor no país.

Disponível em: <http://agenciabrasil.ebc.com.br/economia/noticia/2015-10/tratado-transpacifico-de-livre-comercio-e-assinado-por-12-paises>. Acesso em: 05 nov. 2015.

A entrada em funcionamento da TPP pode significar para o Brasil 
A
o aumento de investimentos diretos no setor produtivo, já que a TPP visa também investir e comercializar com os mercados emergentes.
B
 o fortalecimento do MERCOSUL, já que alguns dos países membros da TPP também têm interesses comerciais no Brasil e na Argentina.
C
a perda de importantes mercados consumidores de commodities, já que alguns membros são concorrentes diretos do Brasil nesse segmento.
D
 a necessidade de ampliar suas relações com os países do MERCOSUL, visando criar estratégias de fornecimento de produtos industrializados para esse novo mercado.
E
o surgimento de uma nova modalidade de bloco econômico, que permite a troca de mercadoria sem taxações independente da associação formal de um novo membro.