Eleito presidente da República pelo voto direto, o mineiro Juscelino Kubitschek (JK) assumiu a presidência em 1956 e deixou o cargo no ano de 1961. Nesses cinco anos, promoveu importantes reformas políticas e institucionais, adotou uma política econômica que provocou forte inflação e garantiu liberdades constitucionais de manifestação de pensamentos e posicionamentos culturais e políticos. A respeito desse singular período histórico, assinale o que for correto.
01) Ocorreram investimentos significativos no setor de transportes no país. A abertura de rodovias em todas as regiões e a melhoria dos portos e aeroportos foram essenciais para o projeto de integração nacional de JK.
02) Assim como havia feito Getúlio Vargas, Juscelino investiu no desenvolvimento das chamadas indústrias de base e no setor energético, compreendidos por ele como fundamentais para a autonomia industrial do país.
04) “Candangos” foi a denominação dada aos trabalhadores que foram do Nordeste para Brasília especialmente para construí-la. Muitos deles se fixaram nas regiões periféricas da capital, dando origem às suas cidades satélites.
08) A diminuição das diferenças socioeconômicas entre as regiões brasileiras por meio, por exemplo, do desenvolvimento da industrialização nas regiões Norte e Nordeste pode ser considerado um dos principais avanços do governo JK.
16) Os urbanistas Oscar Niemeyer e Lucio Costa foram escolhidos para projetar o Plano Diretor de Brasília, cidade construída durante o governo JK para ser a capital do Brasil.