Questão
Universidade Estadual de Goiás - UEG
2025
Fase Única
VER HISTÓRICO DE RESPOSTAS
Embora-europeus-luso7105b18531
Embora europeus e luso-brasileiros já tivessem adentrado a atual região de Goiás no século XVII, é principalmente no “século XVIII que esses bandeirantes passam efetivamente a invadir e esbulhar o território dos indígenas na região, sob extrema violência”.
SANTOS, Rodrigo. Povos Originários – Goiás +300: Reflexão e Ressignificação, 2023, p. 34.

Sobre a chegada dos bandeirantes ao interior do Brasil, os contatos com povos originários de Goiás e a implantação sistemática da empresa colonial, verifica-se:
A
No atual estado de Goiás, a bandeira de Bartolomeu Bueno da Silva, apelidado de Anhanguera pelo povo Goyá, foi movida pela busca por mão de obra indígena e ouro, encontrado nestas terras em 1725, às margens do Rio Vermelho, há cerca de 300 anos.
B
A propósito da escravidão em Goiás e no Brasil como um todo, nos períodos colonial e imperial, os indígenas foram subservientes e aderiram ao trabalho forçado sem grande resistência.
C
Os guerreiros Kayapó do Sul habitavam os territórios do sul e sudoeste do atual estado de Goiás e do Triângulo Mineiro; e as relações entre eles e os colonizadores foram sempre amistosas, o que facilitou o seu aldeamento durante a Política de Aldeamentos Indígenas em Goiás, a partir de 1750.
D
Com a descoberta do ouro em Minas Gerais, Goiás e Mato Grosso, a partir do século XVII, as bandeiras tiveram um papel de destaque na expansão territorial do Brasil e os impactos sobre os territórios indígenas, em decorrência de suas investidas, foram insignificantes.
E
Os troncos linguísticos Tupi e Macro-Jê são predominantes entre as línguas indígenas faladas no Brasil atualmente. Em Goiás, e em grande parte do Brasil Central, as línguas de origem Tupi são as mais comuns desde os tempos coloniais.