Émile Durkheim (1858-1917), um dos autores clássicos da Sociologia, desenvolveu uma teoria significativa sobre a divisão social do trabalho e a solidariedade em suas obras. Durkheim destacou dois tipos principais de solidariedade: solidariedade mecânica e solidariedade orgânica.
Em relação à divisão social do trabalho e aos tipos de solidariedade, atribua V. (verdadeiro) ou F (falso) às afirmativas a seguir.
( ) Durkheim argumentava que a solidariedade mecânica é uma forma de coesão social mais fraca e menos estável em comparação com a solidariedade orgânica, encontrada em sociedades mais avançadas.
( ) Para Durkheim, a solidariedade orgânica é predominante em sociedades tradicionais e pouco complexas, nas quais os laços sociais são baseados na semelhança e na homogeneidade das crenças, dos valores e das normas compartilhados pelos indivíduos.
( ) Na solidariedade orgânica, a coesão social é baseada na interdependência e na complementaridade das funções e especializações dos indivíduos na sociedade, em oposição à semelhança encontrada na solidariedade mecânica.
( ) Em sociedades caracterizadas pela solidariedade do tipo mecânica, a consciência coletiva prevalece sobre as consciências individuais, destacando uma forma de coesão em que a punição por desvio das normas sociais é, frequentemente, retributiva e restabelece a ordem.
( ) Na solidariedade orgânica, os indivíduos têm funções sociais semelhantes, desempenhando atividades e papéis similares na sociedade, o que resulta em uma coesão social forte e uma consciência coletiva bem desenvolvida.
Assinale a alternativa que contém, de cima para baixo, a sequência correta.