Questão
Pontifícia Universidade Católica do Paraná - PUC-PR
2019
Fase Única
Enquanto-mundo-vivia93832c5fc7
Enquanto o mundo vivia toda a agitação dos efeitos causados pela Primeira Guerra Mundial, enfrentava as consequên-cias da crise do capitalismo liberal, o surgimento do socialismo e dos regimes totalitários na Europa, no Brasil se viviam as primeiras décadas do recém-proclamado regime republicano.

Assim, além de administrar as consequências dos acontecimentos externos e consolidar a jovem República, os primei-ros presidentes brasileiros precisavam organizar as estruturas republicanas instaladas num país marcado por uma sociedade desigual social, política, econômica e culturalmente.

Sobre o período histórico brasileiro conhecido como República Velha ou Primeira República, assinale a alternativa CORRETA.
A
Durante a Primeira República, foram implantadas reformas significativas que beneficiaram os grupos sociais menos favorecidos.
B
O primeiro civil a exercer o cargo de presidente da República foi o cafeicultor paulista Prudente de Moraes, que, contrariando os interesses da oligarquia cafeeira, implantou uma política nacional desenvolvimentista conhecida como Reformas de Base.
C
Dos vários movimentos sociais, políticos e culturais que contestaram as práticas eleitorais fraudulentas durante a República Velha, a Revolução Federalista foi a única a impor um Presidente que não fosse paulista ou mineiro, colocou na presidência da República o gaúcho Getúlio Vargas.
D
Os presidentes da República desse período, tendo o cidadão comum como referência, utilizaram amplamente um discurso nacionalista e de defesa dos interesses nacionais.
E
Nesse período, além da prática de alianças e fraudes, havia ainda outros arranjos eleitorais, que afastavam qualquer possibilidade de os grupos divergentes vencerem as eleições, como o voto de cabresto.