
Enquanto a música contemporânea, inclusive a música erudita com a música eletroacústica, faz cada vez mais uso de aparatos tecnológicos, o multi-instrumentista Hermeto Pascoal decidiu, novamente, fugir dos padrões e lançou um DVD com 12 músicas feitas apenas com sons obtidos a partir do corpo. Essa experiência, segundo o próprio músico —famoso por transformar qualquer tipo de som em verdadeiras peças musicais — não implicou limitação para o trabalho, até porque, argumenta, “o corpo é o instrumento mais perfeito que existe”.
“O corpo sempre foi um dos meus instrumentos prediletos, apesar de o que mais aparece [em alguns dos meus trabalhos] ser o uso de coisas não convencionais. Eu quis mostrar isso no DVD”, disse o músico à Agência Brasil, referindo-se ao recém-lançado Hermeto brincando de corpo e alma. O formato escolhido foi o DVD para permitir que as pessoas vejam cada uma das origens dos sons usados nas novas composições.
“Explorei muito as partes internas do corpo. Há batidas feitas a partir do som do coração, assovios, sons do intestino, da barba e da minha válvula mitral [válvula cardíaca que separa a aurícula esquerda do ventrículo esquerdo], que dizia claramente a palavra Nelma”, explicou. “[Essa experiência] foi uma busca pelos sons da aura”.
Como descrito na entrevista à EBC, Hermeto Pascoal utiliza o corpo como instrumento na produção de músicas como Mistérios do corpo. Nessa música, ele explora diferentes sons de percussão abdominal e torácica, bem como utiliza as diferentes estruturas bucais de maneira diferente dos padrões comuns em música. Um dos sons emitidos, por exemplo, ao soprar com os lábios premidos, lembra o zumbir de uma abelha.
Internet: <memoria.ebc.com.br> (com adaptações).
O corpo tem sido fonte de inspiração e servido como objeto de suporte, invenção e criação, tanto na música como nas artes visuais. Considerando o texto apresentado, sobre Hermeto Pascoal, e a obra Jogo de osso, de Glênio Bianchetti, julgue o item.
Conforme o texto, até a produção do DVD Hermeto brincando de corpo e alma, o multi-instrumentista Hermeto Pascoal ainda não havia explorado as possibilidades do corpo como instrumento na produção de músicas.