Questão
Pontifícia Universidade Católica de Campinas - PUC Campinas
2020
Fase Única
VER HISTÓRICO DE RESPOSTAS
Enta-era-moderna-e-era126f7cbda79
Então, a era moderna é uma era obtusa de carnificina, guerra e opressão, tipificada pelas trincheiras da Primeira Guerra Mundial, pela nuvem de fumaça nuclear sobre Hiroshima e pelas manias sangrentas de Hitler ou de Stalin? Ou é uma era de paz, simbolizada pelas trincheiras nunca cavadas na América do Sul, as nuvens de cogumelo que nunca apareceram sobre Moscou e Nova York e as visões serenas de Mahatma Gandhi e Martin Luther King? Para satisfazer otimistas e pessimistas, podemos concluir dizendo que estamos no limiar do céu e do inferno, movendo-nos nervosamente dos portões de um para a antessala do outro. 

(HARARI, Yuval Noah. Sapiens – Uma breve história da humanidade. Trad. Janaína Marcoantonio. 38. ed. Porto Alegre: L&PM, 2018, p. 385)

Mahatma Gandhi é um símbolo 
A
de luta pela independência da Índia, por meio de ações não violentas e uma grande campanha que clamava pela saída dos ingleses do território indiano.
B
da resistência não violenta contra a intolerância religiosa exercida pelos muçulmanos aos hindus, no contexto de disputas entre esses dois grupos na Índia, após a independência.
C
da estratégia de desobediência civil, durante a II Guerra Mundial, quando milhares de indianos foram recrutados à força pelo Exército Britânico, e, em protesto, suas famílias fizeram greve de fome.
D
da mobilização popular armada contra o colonialismo inglês, por meio de alianças com os japoneses, que passaram a apoiar a independência na Índia ao se tornarem inimigos da Inglaterra.
E
do uso das mídias para a divulgação de uma causa, uma vez que os discursos de Gandhi ganharam repercussão mundial ao denunciarem injustiças como o sistema de castas e o domínio inglês na Índia.