Entre 1645 e 1654, insurgiram-se os pernambucanos contra o domínio holandês, o que culminou na expulsão dos holandeses da capitania de Pernambuco, que voltou para o domínio português. Sobre as explicações para tal insurreição, considere as afirmativas e assinale a opção correta.
1. O estilo rural da colonização holandesa incomodou a elite econômica pernambucana, acostumada com o estilo urbano da colonização portuguesa.
2. Interessados especialmente no comércio do açúcar, os holandeses não se empenharam na colonização propriamente dita de Pernambuco, não incentivando sequer a instalação de núcleos familiares, o que contrastava com a anterior política de colonização portuguesa.
3. A despeito da conjunção de interesses entre os senhores de engenho luso-brasileiros e os comerciantes holandeses, o fracasso econômico dos primeiros anos de administração de Maurício de Nassau indispôs os pernambucanos ao domínio holandês desde o início da ocupação da capitania.
4. Além da fidelidade ao rei português dom João IV, os insurretos também alegavam existirem perseguições religiosas perpetradas pelos holandeses, como a proibição da vinda de novos padres católicos para a capitania.