Questão
Simulado USP - FUVEST
2020
1ª Fase
Entre-1785-1794-media79d811a97a
Entre 1785 e 1794, a média anual de importação da cachaça em Luanda foi de 1.486 pipas, sendo o Rio de Janeiro um dos principais fornecedores. Dos 147 barcos brasileiros aportados na capital angolana, 94 saíam deste porto, 28 da Bahia e 25 do Recife.  

Camila Moraes Marques. À margem da economia. Dissertação em História – UFF. Rio de Janeiro, p. 49. 2011.  

A respeito do comércio de aguardente no Atlântico é correto afirmar que: 

A
O consumo da bebida produzida na América evidencia o fim do exclusivo metropolitano no Império Português, o que fomentou as trocas comerciais entre os dois continentes. 
 
B
A aguardente produzida nos engenhos da América Portuguesa era utilizada como moeda de troca no comércio de escravizados, uma das mais lucrativas atividades econômicas do período. 
  
C
A produção da cachaça era exclusivamente voltada para a exportação, afinal os súditos da Coroa lusa eram forçados ao consumo de produtos fornecidos pela metrópole.  
 
D
A cachaça era um produto apreciado no continente africano, mas rechaçado pelos súditos da América Portuguesa devido aos impactos causados na capacidade produtiva dos trabalhadores. 
 
E
Devido ao seu baixo valor comercial, a metrópole manteve a aguardente à margem de sua política tributária, concentrando atenções nos engenhos e nas áreas de exploração aurífera.