Questão
Faculdade de Medicina do ABC - FMABC
2022
Fase Única
Entre-1886-1887-fisico1635ddeac72
Entre 1886 e 1887, o físico alemão Heinrich Hertz realizou experimentos que demonstraram a existência de ondas eletromagnéticas. Para gerar tais ondas, Hertz produzia descargas entre dois eletrodos. Em alguns casos, ele observou que, quando a luz incidia sobre um dos eletrodos, a descarga ficava mais intensa. Ele tinha descoberto o efeito fotoelétrico, uma emissão de elétrons induzida pela luz.

Mais tarde, em 1905, Albert Einstein, motivado pelo trabalho de Max Planck, introduziu a ideia da quantização da radiação. Einstein afirmou que a radiação era composta de pacotes, ou quanta, de energia, propagando-se como partículas. A cada uma dessas partículas, hoje chamadas fótons, ele atribuiu uma energia relacionada com a frequência da radiação, explicando, definitivamente, o efeito fotoelétrico observado por Hertz. As interações entre radiação e matéria passaram a ser consideradas processos de emissão e absorção de fótons. Em especial, o efeito fotoelétrico é interpretado como a absorção de um fóton pela matéria, levando à ejeção de um elétron.

(“Efeito fotoelétrico”. www.if.ufrgs.br. Adaptado.)

O efeito fotoelétrico:
A
possui grande importância na produção de energia elétrica do nosso planeta, pois é responsável pela indução eletromagnética que ocorre nas turbinas das usinas hidrelétricas, já que os fótons são os portadores da radiação eletromagnética.
B
tem uma contribuição importante no funcionamento de usinas termoelétricas, pois são os fótons que movimentam as pás das turbinas, gerando, assim, energia elétrica.
C
é o responsável pelo funcionamento correto da iluminação das vias públicas, uma vez que nos postes estão instalados sensores que, ao deixarem de absorver fótons provenientes do Sol, não realizam mais o efeito fotoelétrico e acionam as lâmpadas.
D
possui como uma de suas aplicações os aquecedores solares, utilizados em casas que usam a energia dos fótons emitidos pelo Sol para aquecer a água, por absorção de radiação térmica, economizando-se, assim, energia elétrica.
E
apresenta poucas aplicações práticas importantes, sendo, nos dias de hoje, um instrumento teórico muito utilizado pelos físicos.