Entre os Astecas, as águas do lago Texcoco forneciam os peixes, crustáceos e moluscos que constituíam um dos seus hábitos alimentares. Quanto ao aproveitamento das terras, que eram escassas para o cultivo, pode-se afirmar que a
Questão
Universidade Federal do Pará - UFPA
2009
Fase Única
Entre-Astecas-aguas616065ce69
A
cultura do milho sempre foi uma das bases da alimentação, tanto que o culto aos deuses do milho, ao lado do deus Tlaloc, desempenhava um papel importante no ritual deste povo.
B
dedicação à arte militar, em virtude das inúmeras guerras empreendidas contra os povos vizinhos, impediu o desenvolvimento de uma agricultura de subsistência.
C
maior parcela dos recursos alimentares provinha, sobretudo, da caça, o que justifica o culto à deusa da caça – Tlazolteol –, como o mais importante da civilização asteca.
D
base da alimentação do povo asteca provinha da criação de porcos e perus, únicos animais que poderiam ser consumidos por não se revestirem de caráter divino.
E
população asteca, vivendo em sua maioria na área urbana, tinha por hábito a cultura de alimentos para a sua subsistência, como o feijão, que era produzido pelos camponeses das montanhas.