Questão
Centro Universitário Christus - UNICHRISTUS
2015
2ª Fase
VER HISTÓRICO DE RESPOSTAS
Epidermolise-bolhosa-e158ef184764
Epidermólise bolhosa é o nome dado a um conjunto de doenças hereditárias que provocam bolhas na pele por qualquer tipo de trauma. Há muitos tipos de epidermólise bolhosa, com quadros clínicos variáveis e modos de transmissão genética diferentes. A característica marcante dessa doença é a fragilidade cutânea, porém qualquer toque ou trauma, mesmo que mínimo, provoca bolhas na pele (ver figura a seguir). A causa da epidermólise bolhosa é a mutação e a alteração dos genes. Essas alterações genéticas afetam componentes específicos da zona da membrana basal na junção entre a epiderme e a derme. Na epidermólise bolhosa, devido ao defeito genético, há um descolamento da epiderme, facilitando a formação de bolhas e machucados nas crianças.



Disponível em: http://www.minhavida.com.br/saude/materias/16760epidermolise-bolhosa-doenca-genetica-e-marcada-pelafragilidade-da-pele. Acesso em: 31 de julho de 2014. 
 

A respeito do assunto abordado no texto e da estrutura e do funcionamento da pele, pode-se inferir que 
A
a epiderme, por ser a camada mais externa da pele, é bastante vascularizada, propiciando uma maior renovação de suas células. 
B
a derme é um tecido conjuntivo do tipo hematopoiético, nela são encontradas células embrionárias que dão origem aos elementos figurados do sangue. 
C
a membrana basal, além de dar suporte ao epitélio e de promover seu ancoramento ao tecido conjuntivo subjacente, representa uma barreira à entrada de micro-organismos.
D
a epiderme, além dos melanócitos, apresenta ainda células de Langerhans e células de Merkel. As células de Langerhans têm como função perceber estímulos do meio, e as células de Merkel atuam na defesa contra bactérias. 
E
a derme apresenta células como os adipócitos e os melanócitos. Os primeiros se relacionam com a produção de colágeno que dá suporte à pele, e os segundos têm função de armazenar triglicérides.