Questão
Universidade de Fortaleza - UNIFOR
2021
1ª Fase
VER HISTÓRICO DE RESPOSTAS
Equipe-pesquisadores193ec07ae59
Equipe de pesquisadores americanos publicou artigo científico na revista Science Advances sobre achado de duas covas nas proximidades do Lago Titicaca (atual Peru) no ano de 2018, junto com vários equipamentos de caça, como pontas de lanças feitas de pedra (em ritual funerário típico de caçadores que teriam vivido há 9 mil anos atrás).

Um dos esqueletos era comprovadamente de um caçador. Porém, com análise de proteínas nos dentes, foi confirmado que a outra cova continha o esqueleto de uma jovem, por volta dos 17 a 19 anos de idade. O que chamou a atenção dos pesquisadores foi que “junto com ela, havia 24 ferramentas de pedra, como pontas de lança e facas de cortar carne. Como os costumes funerários da época eram baseados em enterrar as pessoas junto com os objetos mais usados por elas em vida, a mulher era quase certamente uma caçadora de animais selvagens. Próximo ao local das covas, também foram encontrados restos de cervídeos que mostravam sinais de terem sido cortados por ferramentas, reforçando essa teoria”.

Adaptado de: https://super.abril.com.br/historia/mulheres-tambem-cacavam-na-america-pre-historica-sugereestudo/. Acesso em 19 nov 2020.

Em relação às informações acima sobre a vida dos habitantes da América pré-histórica, assinale a alternativa correta.
A
A publicação feita pelos pesquisadores americanos revelou que foi encontrada uma mulher que era diferente de todas as outras, o que significaria dizer que era filha do chefe da tribo e recebeu, por isso, treinamento diferente das demais jovens da comunidade.
B
As informações acima demonstram a superioridade feminina em diferentes os aspectos da vida humana, seja no passado ou na história recente da humanidade, na medida em que as mulheres realizam trabalhos diários com muito mais eficiência que os homens.
C
Na juventude, os ossos de homens e mulheres são exatamente iguais e, por isso, é impossível ter certeza sobre quem estaria enterrado na cova, pois é muito difícil imaginar que as mulheres tivessem aptidão física para caçar e pescar da forma correta.
D
A pesquisa realizada sugere que não existiam homens suficientes na região para caçarem as presas dispersas nas matas, resultando na obrigatoriedade de dependerem da caça realizada por mulheres, as quais nem sempre conseguiam realizar o trabalho.
E
Os dados acima apontam fortes indícios da necessidade dos cientistas revisarem a tradicional distribuição de papéis de homens e mulheres na América pré-histórica, tendo em vista o fato de que existiam mulheres caçadoras naquele período.