A Escola de Frankfurt da Alemanha é um dos exemplos importantes da chamada teoria crítica na história das ciências sociais e um dos conceitos mais conhecidos que foram desenvolvidos pelos pensadores dessa escola é o de “indústria cultural”. Esse conceito procura demonstrar como a cultura midiática constitui tanto alienação como opressão ideológica e, assim, se torna um meio de manutenção do poder das classes dominantes nas sociedades capitalistas. Além disso, essa conceituação aponta que a difusão de produtos culturais em série para grandes massas, produzidos em volume e em repetição, são puro entretenimento, desprovidos de profundidade e autenticidade artísticas e da capacidade de gerar reflexão para o desenvolvimento humano.
Considerando essa perspectiva teórica e o conceito de indústria cultural, avalie as afirmações a seguir:
I. Com a indústria cultural, os interesses econômicos e políticos ficam fragilizados, uma vez que se fortalece uma resistência crítica à estrutura de poder.
II. A Escola de Frankfurt alerta para os perigos gerados pela indústria cultural como o de relegar a produção cultural unicamente ao entretenimento.
III. O conceito de indústria cultural permite explicar a exploração comercial das artes e da cultura através de uma ideologia de dominação e alienação.
IV. A vantagem da indústria cultural, para os pensadores, é a que esta promove o entretenimento imediato ao acesso dos consumidores de produtos culturais.
É correto o que se afirma somente em