Questão
Universidade Regional do Cariri - URCA
2009
Fase Única
VER HISTÓRICO DE RESPOSTAS
Escravos-que-tornaram149fcfe2113
“Escravos que se tornaram literalmente os pés dos senhores: andando por eles, carregando-os de rede ou de palanquim. E as mãos –ou pelo menos as mão direitas; as dos senhores se vestirem, se calçarem, se abotoarem, se limparem, se catarem, se lavarem, tirarem os bichos de pés. De um senhor de engenho pernambucano conta a tradição que não dispensava a mão do negro nem para os detalhes mais íntimos da toalete.” (FREYRE, Gilberto. Casa Grande & Senzala. Rio de Janeiro: Record, 2002).

O texto acima se refere à escravidão negra o Brasil colonial. A esse respeito é INCORRETO afirmar que:
A
A substituição da mão-­de­-obra indígena pela dos escravos africanos, no final do século XVI, proporcionou uma maior especialização e aumento da produção açucareira, consolidando o Brasil como uma típica colônia de exploração mercantilista de plantation.
B
Além da vantagem do uso da mão-­de­-obra escrava africana nas atividades produtivas da colônia, o tráfico negreiro mostrou-­se comercialmente vantajoso tanto para a Coroa portuguesa, que recolhia tributos pelas transações comerciais de compra e venda dos escravos, quanto para os mercadores europeus, que utilizavam os escravos como moeda de troca no comércio com as colônias.
C
As relações escravistas não influenciaram somente a economia colonial, mas acabaram por moldar todo o modo de vida social produzindo uma sociedade fortemente hierarquizada, autoritária e excludente.
D
No Brasil, o trabalho escravo ficou restrito às áreas açucareiras – canaviais e engenhos, ficando os trabalhos domésticos e artesanais a cargo da mão­de­obra indígena até o final do século XIX.
E
Durante todo o período da escravidão a população escrava negra desenvolveu diversas formas de resistência, bastante variadas no tempo e no espaço, incluindo revoltas organizadas, mutilações do corpo, suicídio e abortos, fugas habituais, uso de magias e formação de quilombos.