Esparta e Atenas eram as Póleis mais poderosas na Antiguidade Clássica e chefiaram duas simaquias: a do Peloponeso, à volta de Esparta, e a de Delos liderada por Atenas. Simbolizaram as concepções políticas e regimes diferentes, temeram-se, protagonizaram um constante confronto, com momentos freqüentes de guerras declaradas. Sobre essas cidades-estado gregas podemos depreender que:
Questão
Universidade Federal do Amazonas - UFAM
2011
Fase Única
Esparta-Atenas-eram6275ab88ea
A
A simaquia do Peloponeso, hegemonizada por Esparta, englobava póleis predominantemente dóricas e com regimes oligárquicos na sua maioria.
B
Os jovens cidadãos espartanos, também denominados de eupátridas, eram educados para o militarismo, cujos ideais se alicerçavam no heroísmo, na coragem e na destreza do combate.
C
A Assembléia espartana, com o nome específico de Eclésia, teoricamente, era a instituição política que decidia a paz e a guerra, procedia à eleição dos magistrados, mas na prática, seus poderes eram limitados pelo eforato.
D
Em Atenas nenhum perieco poderia representar seu demo no conselho ou Gerúsia antes dos trinta anos, tendo apenas a possibilidade de ser escolhido duas vezes, alternadas.
E
A democracia ateniense só foi abalada pelas Guerras Greco-Pérsicas, quando o estado espartano rompeu sua aliança com o grande general Temístocles, comandante da marinha de Atenas.