Esporte e arte
As relações entre esporte e arte devem ser compreendidas de forma multifacetada. Uma das ocorrências mais facilmente identificadas é a comparação de atletas com artistas, de belas jogadas com obras de arte ou a utilização de termos artísticos como referência a peculiaridades dos certames esportivos.
Um dos cronistas brasileiros que mais fez uso desse recurso foi Nelson Rodrigues, sempre a considerar as partidas de futebol como verdadeiras óperas e a comparar os jogadores a gênios da arte, como no caso de Pelé, por ele considerado um verdadeiro Michelângelo, e como com Garrincha, comparado a Charles Chaplin, pela capacidade de instaurar um ambiente alegre e desvendar um sorriso na face do torcedor.
É comum que cronistas e jornalistas esportivos façam uso de expressões como: “futebol-arte” (em contraposição a um jogo feio, “de resultados”); “a equipe joga por música” (quando joga unida); “o atleta pintou uma aquarela naquela jogada” (quando realiza uma bela jogada); “o time jogou como se coreografasse” (quando joga bonito); “a disputa foi um verdadeiro filme em dois atos” (quando o jogo é emocionante); “o jogador está fazendo cena, fazendo cinema” (quando finge algo). (...)
Desde a arte moderna há uma tendência crescente por romper as limitadas esferas do campo artístico, trazendo-a para o cotidiano e incorporando este no âmbito da arte. Acrescente-se a isto o fato de percebermos uma clara tendência à corrosão dos limites entre as formas usuais de manifestações artísticas e uma revalorização da cultura popular, o que faz com que antigas “não-artes” passem a ser consideradas como arte. (...)
Não devemos negligenciar o grande número de similaridades entre os campos esportivo e artístico, inclusive nas suas formas de organização, eivadas de elementos simbólicos e se desenvolvendo em lugares específicos, regulados por normas próprias: sejam teatros, museus, cinemas ou estádios. Ambos causam um enorme fascínio, porque nos permitem o acesso a elementos de identificação, de proximidade. A diferença é que o esporte é uma arte popular, mais acessível, normalmente mais facilmente apreciável.
(Victor Andrade de Melo. www.lazer.eefd.ufrj.br/producoes. Adaptado.)
Com base nas informações do texto é correto afirmar que