

Essa locução em off se situa no final do filme documentário cujo cartaz de divulgação é reproduzido acima. Marque com V. ou com F, conforme sejam verdadeiras ou falsas as afirmativas que apresentam questões tratadas no referido documentário.
( ) A “época” referida na linha 1 corresponde a um período entre as décadas de 20 e 30 do século passado, quando o Brasil era marcado pelo racismo, pelo eugenismo e pelas teorias da supremacia racial, condições que favoreceram a disseminação das ideias nazistas no país.
( ) A afirmação “estavam à margem da sociedade” (l. 2) se refere às 50 crianças retiradas de um orfanato no Rio de Janeiro por pessoas da família Rocha Miranda, e levadas para a fazenda Campina do Monte Alegre, em São Paulo, onde foram submetidas a trabalhos forçados, semelhantes às condições de trabalho escravo.
( ) Ao afirmar que “podemos estar naturalizando” (l. 3) a situação apresentada, o locutor sugere a possibilidade de se considerarem naturais situações absurdas e injustas que se nos apresentam para avaliação, entre as quais o racismo e a discriminação podem constituir exemplos apropriados.
( ) A indicação de que esses seres humanos “não tinham liberdade de frequentar a cidade, de ir e vir...” (l. 7) constitui uma referência direta à época em que a escravidão era uma realidade institucionalizada no Brasil, quando os seres submetidos à condição de escravos não usufruíam da condição de cidadãos.
( ) “Quando eles foram liberados” (l. 8) é uma referência à época posterior à assinatura da Lei Áurea, sancionada em 1888, quando os ex-escravos não foram atingidos por políticas públicas de inserção na sociedade, o que lhes causou uma condição de exclusão e miséria, responsável por distúrbios emocionais que atingiram grande número deles.
A alternativa que contém a sequência correta, de cima para baixo, é a