
Essas quadrinhas populares refletem a tradição de rebelião dos pernambucanos, manifestada mais uma vez, em 1848, com a chamada “Revolução Praieira”. De acordo com seus conhecimentos sobre esse movimento, considere as afirmativas a seguir:
I. A família Cavalcanti referida pela quadrinha detinha um terço dos engenhos de Pernambuco, beneficiando-se do poder, restrito a uma minoria proprietária.
II. A falta de recursos e o alto preço da mão-de obra aproximaram lavradores e rendeiros dos médios proprietários e dos comerciantes menos poderosos, que juntos engrossaram a oposição pernambucana.
III. Assim como as Revoluções de 1848 na Europa representaram o encerramento de uma onda revolucionária iniciada em 1789 com a Revolução Francesa, a Praieira, em Pernambuco, correspondeu à última etapa das agitações políticas e sociais iniciadas com a independência do país.
IV.A Praieira, embora inspirada no movimento revolucionário europeu, caracterizou-se como um confronto armado entre camadas dominantes pernambucanas.
V. Os ideais socialistas e democráticos foram totalmente incorporados ao movimento praieiro e aplicados no primeiro governo do Partido da Praia.
Assinale a alternativa correta: