Essencial para alcançar bons resultados nos exercícios físicos, calcular, atingir e manter o número recomendado de batimentos do coração — a chamada zona-alvo de frequência cardíaca — evita também riscos de parada cardíaca.

[...] De grande importância, a zona alvo de frequência cardíaca é tratada como a responsável pelo sucesso dos exercícios. “Cada indivíduo tem um número de batimentos por minuto recomendado para que o organismo assimile a atividade”. [...] “Se o objetivo é emagrecer, mas se trabalha com batimentos acima ou abaixo do recomendado, dificilmente ele será atingido. Em vez da gordura, o metabolismo é estimulado a consumir glicogênio (glicose) do organismo”[...].(A MATEMÁTICA...,2010).
A zona-alvo de frequência cardíaca leva em conta a idade do praticante do exercício e seu nivel de preparo físico, a fórmula mais utilizada pelos profissionais de educação física para calculá-la é o chamado modelo de Karvonen:
[(FCM - FR) x NT] + FR = zona-alvo de frequência cardíaca ou número de batimentos.
FCM: é o número máximo de batimentos cardíacos que seu coração pode atingir, a chamada frequência cardíaca máxima. Basta fazer a seguinte conta: 220 menos a sua idade.
FR: é a sua frequência cardíaca de repouso, ou seja, o número de batimentos por minuto de seu coração quando não está envolvido em esforço físico. A dica é fazer a medição assim que acordar.
FCR: conhecendo os dois valores anteriores, é possível calcular a chamada frequência cardíaca de reserva. Para isso, subtraia a frequência de repouso da frequência máxima.
NT: percentual da frequência de reserva, definido de acordo com o seu preparo físico e o objetivo do treinamento (ver tabela abaixo). É o chamado nível de treinamento. (DEIXE SEU..., 2011).

Considere que uma pessoa, de 24 anos, com a sua frequência cardíaca de repouso igual a 50, tem mantido, em suas atividades físicas, de 154 a 164 batimentos cardíacos por minuto.
Nessas condições, pode-se afirmar que essa pessoa está treinando na zona