Questão
Simulado ENEM
2022
Fase Única
VER HISTÓRICO DE RESPOSTAS
Estado-GracaQuem-ja18977d26e36
Estado de Graça

Quem já conheceu o estado de graça reconhecerá o que vou dizer. Não me refiro à inspiração, que é uma graça especial que tantas vezes acontece aos que lidam com arte.

O estado de graça de que falo não é usado para nada. É como se viesse apenas para que se soubesse que realmente se existe. Nesse estado, além da tranquila felicidade que se irradia de pessoas e coisas, há uma lucidez que só chamo de leve porque na graça tudo é tão, tão leve. É uma lucidez de quem não adivinha mais: sem esforço, sabe. Apenas isto: sabe. Não perguntem o quê, porque só posso responder do mesmo modo infantil: sem esforço, sabe-se.

E há uma bem-aventurança física que a nada se compara. O corpo se transforma num dom. E se sente que é um dom porque se está experimentando, numa fonte direta, a dádiva indubitável de existir materialmente.

(Clarice Lispector. Todas as crônicas. Rio de Janeiro: Rocco, 2018.)

Identifica-se no texto de Clarice, uma crônica, como aponta o próprio título do livro do qual o texto é retirado. Entende-se, então, que a principal característica do gênero nesse trecho é
A
o constante contato com o leitor, indicando a ele como deve se comportar.
B
a abordagem de uma temática mais próxima da reflexão com o leitor.
C
a temática ligada a acontecimento inusitado do cotidiano da autora.
D
a escrita fundamentada na norma culta, com vocabulário vasto.
E
o uso constante de uma linguagem com marcas de oralidade.