
Estátua de Borba Gato antes (à esquerda.) e durante (à direita) as chamas. Gabriel Schlickmann/Mário Rodrigues/Divulgação. https://vejasp.abril.com.br/blog/arte-ao-redor/incendio-estatua-borbagato-homenagens-figuras-contestadas-historia/
A imagem à esquerda mostra a estátua de Borba Gato inaugurada em 1963, em São Paulo, e à direita, a estátua incendiada por ativistas em 24 de julho de 2021. O fato, largamente divulgado na mídia, possibilita uma reflexão sobre o tema que envolve à ação dos bandeirantes no Brasil colonial. Sobre esse contexto, analise as afirmativas e identifique-as como verdadeiras (V) ou falsas (F):
( ) O número de indígenas escravizados, durante o período colonial, ultrapassou 125% do total de escravos negros trazidos da África.
( ) A função dos bandeirantes era abrir, sertão adentro, caminhos que dessem acesso às nações indígenas, para, assim, poder catequizá-las no catolicismo.
( ) As dificuldades econômicas da vila de São Paulo, alijada do comércio litorâneo, levaram os paulistas a adentrar as matas procurando “remédio para sua carência”, como asseveravam testamentos da época: os metais preciosos e a força de trabalho do indígena.
( ) Os ataques às missões jesuíticas asseguravam aos bandeirantes a possibilidade de dispor do trabalho de indígenas acostumados a uma rotina de atividades braçais.
A sequência correta do preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é: