Estética é o ramo da Filosofia que se ocupa das questões tradicionalmente ligadas à arte, como o belo, o feio, o gosto, os estilos e as teorias da criação e da percepção artísticas. Do ponto de vista estritamente filosófico, a estética estuda racionalmente o belo e o sentimento que este desperta no homem. A palavra estética vem do grego aisthesis e significa “faculdade de sentir”, “compreensão pelos sentidos”, “percepção totalizante”.
Julgue a veracidade ou a falsidade das proposições que seguem.
I. Platão defendia a existência do belo em si, de uma essência ideal, objetiva, independente das obras individuais, para as quais serve de modelo e de critério de julgamento. Existiria então um universal de beleza, que seria o padrão a ser seguido. As qualidades que tornariam o objeto belo estão no próprio objeto e independe do sujeito que as percebe.
II. Hume reduziu a beleza ao gosto de cada um, o belo nesse sentido não está mais no objeto, mas nas condições de percepção do sujeito.
III. Kant afirma que o belo é aquilo que agrada universalmente, ainda que não se possa justificá-lo intelectualmente. O belo é então uma qualidade que atribuímos aos objetos para exprimir um certo estado de subjetividade, não havendo, portanto, uma ideia de belo, nem regras para produzi-lo.
IV. Hegel afirmava a historicidade da beleza. Ela mudaria de face através dos tempos, essa mudança, que se refletiria nas artes, depende da visão de mundo e da cultura de uma determinada época.
Sobre as proposições acima, pode-se afirmar que é(são) FALSA(S):