Estima-se que o corpo de um ser humano adulto possua, aproximadamente, 65 trilhões de células. Esse quantitativo nos faz presumir que existe uma organização morfofuncional celular bastante diversificada e que, portanto, essa pluralidade deve ser cada vez mais estudada, a fim de que novos conhecimentos sejam produzidos.
Com base nos conhecimentos acerca das células animais, atribua V. (verdadeiro) ou F (falso) às afirmativas a seguir.
( ) O conjunto de glicocorticoides e glicoaminoácidos da face interna da membrana plasmática recebe o nome de glicocálice, estrutura que tem por função participar do reconhecimento de uma célula por outra.
( ) Em algumas células, como as que revestem o estômago, dobras da membrana chamadas de microvilosidades ou microvilos, quando entram em contato com o alimento, produzem o ácido gástrico.
( ) O hialoplasma, ou citosol, das células eucarióticas é formado por um conjunto de fibras de proteínas chamado de citoesqueleto, que tem por funções dar suporte e manter a forma da célula.
( ) O retículo endoplasmático não rugoso apresenta, em suas cavidades, enzimas que sintetizam diversos tipos de lipídios, além de outras responsáveis pela desintoxicação do organismo.
( ) Os leucoplastos, por terem, nos vertebrados, a função de defender o organismo de microrganismo patogênicos, possuem, nas suas cavidades, enzimas digestivas que, em situações de necessidade, são liberadas no citosol.
Assinale a alternativa que contém, de cima para baixo, a sequência correta.