Existem várias formas de classificar os instrumentos, uma delas considera os materiais utilizados na construção: madeira, barro, couro e assim sucessivamente. É dessa forma que se classificam as orquestras ocidentais, com as famílias de sopro divididas em madeiras e metais. Muitas especialistas consideram que esta forma de classificação é falha, pois classifica como madeiras as flautas e saxofones metálicos e nestes instrumentos a origem do som é bem semelhante.
Por isso, em 1914, surgiu um sistema completo, embora complicado, conhecido como sistema Hornbostel-Sachs. Este sistema classifica as famílias de instrumentos segundo o elemento que vibra e produz o som. De acordo com esta classificação as famílias são denominadas: idiofones – autorressonantes, principalmente os corpos sólidos; membranofones – ressonantes de membrana, ou couro; aerofones – ressonantes de ar. Uma quinta família foi acrescentada nos últimos anos, os eletrofones – circuitos oscilantes eletrônicos.
Disponível em: < https://www.brasilcultura.com.br/cultura-popular/instrumentos-musicais-brasileiros/> Acesso em 07 aset. 2021
O texto aponta diferentes modos de classificação de instrumentos musicais, baseando-se em