O Extremely Large Telescope (ELT) é o próximo telescópio da European Southern Observatory (ESO) a ser construído no norte do Chile. Com impressionantes 39,4 m de diâmetro em seu espelho primário, o telescópio promete abordar os maiores desafios da Astronomia. Essencialmente, o ELT consiste em uma associação de espelhos que ampliam a área coletora de luz, quando comparada ao olho humano, fazendo com que objetos impossíveis de serem observados a olho nu se tornem visíveis.


Sobre o funcionamento do ELT foram realizadas as seguintes afirmativas:
I. A função do telescópio é ampliar o tamanho dos objetos, pois, ao deixar a imagem maior que o objeto, permite aumentar a quantidade de dados sobre o objeto estudado.
II. Um dos problemas deste tipo de telescópio, que observa o céu da superfície da Terra, é lidar com as interferências da atmosfera terrestre na luz proveniente dos astros, tais como a refração da luz e a aberração cromática.
III. O espelho côncavo com 39,4 m de diâmetro favorece a formação de imagens mais detalhadas, pois a luz proveniente do astro observado, ao incidir neste espelho, reflete concentrando-se no seu foco.
É correto o que se afirma em