Questão
Simulado ENEM
2022
Fase Única
Falemos-tragedia-funca11696e7bdb8
Falemos da tragédia e, em função do que deixamos dito, formulemos a definição de sua essência própria. A tragédia é a imitação de uma ação importante e completa, de certa extensão; deve ser composta em um estilo tornado agradável pelo emprego separado de cada uma de suas formas; na tragédia, a ação é apresentada não com a ajuda de uma narrativa, mas por atores. Suscitando a compaixão e o terror, a tragédia tem por efeito obter a purgação dessas emoções.

Aristóteles. Poética [≅ 335-323 a. C.]. In: Poética e Tópicos I, II, III e IV. Trad.: Marcos Ribeiro de Lima. São Paulo: Hunter Books, 2013, p. 29.

Com base no texto, é correto afirmar que a tragédia grega 
A
dedicava-se a representar as pessoas inferiores, não havendo limites para o riso e a chacota, ridicularizando desde o homem mais pobre, passando pelos altos magistrados, até os deuses.
B
contava histórias macabras e dramáticas de homens e mulheres que caíram na desonra para que aqueles na mesma situação tivessem autopiedade, sem nenhum fim pedagógico.
C
atuava como instrumento de catarse, visando a autorreflexão moral e a purificação dos espectadores e da sociedade.
D
representava narrativas completamente fantasiosas sem correlação direta com os dilemas e desafios de seus espectadores.
E
era um gênero de propaganda que buscava inspirar toda sorte de emoções nos espectadores para levá-los a comprar determinados produtos ou apoiar certas causas políticas.