A Federação Internacional de Medicina do Esporte recomenda que todos os indivíduos se engajem em um programa regular de exercícios aeróbicos, com três a cinco sessões semanais, cada uma das quais com duração de 30 a 60 minutos. O exercício aeróbico pode se constituir de atividades como caminhada, corrida, natação, ciclismo, remo, patinação ou esqui cross-country. Também podem ser praticados esportes individuais, como jogos de raquete, e esportes coletivos, desde que se controle a intensidade, a qual deve ser suficiente para manter a frequência cardíaca entre 50 e 80% da frequência cardíaca máxima. A escolha da atividade dependerá de fatores como o interesse, o acesso a locais e instalações para a sua prática, a idade e o estado físico do praticante. É conveniente uma revisão geral realizada por um médico, especialmente para adultos e para os que apresentam fatores de risco conhecidos.
Fonte: FEDERAÇÃO INTERNACIONAL DE MEDICINA DO ESPORTE. O exercício físico: um fator importante para a saúde. Revista Brasileira de Medicina do Esporte, n. 3, v. 3, set. 1997. Disponível em: <https://www.scielo.br/j/rbme/a/W9L5m6WZKH5mQ5yBMBvPT4S/?lang=pt>. Acesso em: 05 nov. 2024.
A partir do texto, com relação à prática de exercícios físicos, assinale V (verdadeiro) ou F (falso) em cada afirmativa a seguir.
( ) O tempo mínimo recomendado para a prática de exercícios aeróbicos é de 90 minutos semanais.
( ) A intensidade controlada da prática de esportes individuais e coletivos contribui para a saúde cardiovascular.
( ) A melhora da mobilidade e a diminuição da funcionalidade fisiológica pela redução de massa muscular são consequências da prática regular de atividades físicas.
A sequência correta é