Festa do chá de Boston, litogravura de N. Currier e J. M. Ives, 1846.
A revolta representava na gravura foi um dos momentos mais importantes da resistência dos colonos ingleses à metrópole porque
A
repudiava a criação dos Vice-Reinos, nova instância administrativa que concentraria os poderes políticos na colônia, representando diretamente os interesses da monarquia.
B
sintetizava a indignação causada por medidas que visavam o enquadramento das colônias nas regras do exclusivo comercial metropolitano, como faziam as metrópoles ibéricas em outras partes do continente.
C
expressava a rejeição das elites coloniais às medidas que ampliavam a liberdade econômica e a livre concorrência, o que prejudicava diretamente seus interesses.
D
significava a contestação da população à manutenção do tráfico de escravizados africanos e o desejo de que a escravidão fosse abolida nas colônias inglesas, o que se operou antes do que qualquer outra região da América.
E
desdobrou-se na declaração de independência dos Estados Unidos da América e no início da guerra contra a metrópole, com apoios dos franceses, mais tarde naquele mesmo ano.