Fibra óptica (ou ótica) é um filamento flexível e transparente fabricado a partir de vidro ou plástico extrudido e que é utilizado como condutor de elevado rendimento de luz, imagens ou impulsos codificados.

São muito importantes na modernidade, sendo algumas de suas aplicações: utilizadas nas telecomunicações e no transporte de dados, bem como, podem ser aplicadas nas transmissões de chamadas telefônicas e em sinais de TV.
O processo utilizado nas fibras ópticas é o de reflexão total dos raios luminosos, o que significa que toda a luz fica contida dentro da fibra óptica, sofrendo sucessivas reflexões até a parte final do material, ou seja, a luz é guiada dentro da fibra óptica.
A lei da reflexão diz que, durante a reflexão especular, o ângulo em que a onda é incidente sobre a superfície é igual ao ângulo a que é refletida.

Sabendo que o revestimento da fibra óptica possui comprimento igual a 460 m e bases cujos diâmetros são iguais a 4 cm, bem como, sabendo que a primeira reflexão ocorre a 2 cm da base, determine a quantidade de reflexões observadas dentro da fibra óptica.