Questão
Universidade Federal do Espírito Santo - UFES
2016
2ª Fase
Fim-unia-aduaneira178e502dd28
Discursiva
Fim da união aduaneira difere do atual projeto do Mercosul, diz governo

O Palácio do Planalto criticou a proposta que prevê o fim da união aduaneira no Mercosul, uma das recentes medidas
incluídas na chamada Agenda Brasil. O pacote foi apresentado pelo presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL) [...]. O objetivo central é adotar ações para a retomada do crescimento econômico e, ao mesmo tempo, mostrar uma agenda positiva diante de um cenário de crise política interna. Em nota, a assessoria de imprensa da Presidência afirmou que o fim da união aduaneira do bloco "difere frontalmente do atual projeto do Mercosul". [...]. O fim da união aduaneira no Mercosul permitiria ao Brasil fechar acordos bilaterais sem apoio dos demais integrantes do grupo. Em contrapartida, o bloco teria seu status enfraquecido, o que diverge da posição histórica do país sobre o relacionamento com os vizinhos da região.

(Disponível em: <http://tnonline.com.br/noticias/politica/4,343281,13,08,fim-da-uniao-aduaneira-difere-do-atual projeto-do-mercosul-diz-governo.shtml>. Acesso em: 17 ago. 2015. Adaptado).


Explique de que maneira a proposta mencionada no texto acima contraria os fundamentos do processo de integração econômica entre os Estados Nacionais que compõem o MERCOSUL.