Questão
Universidade Federal Fluminense - UFF
2005
1ª Fase
VER HISTÓRICO DE RESPOSTAS
Foi-final-decada-80934f1fee39
Foi no final da década de 80 que surgiu no horizonte a possibilidade da busca do eldorado japonês. “Os brasileiros representam a terceira maior população estrangeira no Japão, com 254.394, depois dos coreanos (693.050) e chineses (335.575), conforme dados da Japan Immigration Association do final de 2000. Constituíram-se grandes concentrações populacionais, principalmente nas grandes cidades industriais que abrigam as montadoras da indústria automobilística e eletroeletrônica”. (URANO, Edson Ioshiaqui. Um olhar sobre o trabalhador dekassegui, Travessia. Revista do Imigrante, maio-agosto, 2002, 26, 27)

Assinale a opção que caracteriza a imigração de brasileiros para o Japão.
A
O imigrante brasileiro, no Japão, desloca-se sempre com o apoio de um membro da família, já residente no país, e com contrato de trabalho assinado em empresas de tecnologias de ponta.
B
Devido ao fato de serem descendentes de japoneses, em sua maioria, os imigrantes brasileiros são privilegiados em relação aos imigrantes de outras nacionalidades. Para estes últimos, são reservados os empregos tidos como sujos, pesados e perigosos.
C
Por possuírem maiores afinidades com a cultura local, a maioria dos imigrantes brasileiros tem fixado residência permanente no Japão, fazendo o percurso inverso de seus ancestrais.
D
Diferentemente do que ocorre em outros destinos, o imigrante brasileiro que vai para o Japão é um trabalhador bem qualificado e ocupa bons empregos em sua moderna economia.
E
Na sua maioria, o trabalhador brasileiro permanece no Japão por poucos anos, ocupado em serviços de baixa qualificação e remuneração. Raros são aqueles casos em que o imigrante retorna ao Brasil antes de um ano de estadia.