Questão
Universidade de Pernambuco - UPE
2013
Fase Única
VER HISTÓRICO DE RESPOSTAS
Foi-longo-seculo-XIX1591283151d
Foi ao longo do século XIX, com a Europa da Revolução Industrial e do capitalismo, que uma segunda onda expansionista levou os “burgueses conquistadores”, senhores do capital, da ciência e da tecnologia, irresistivelmente, à apropriação direta ou indireta das terras e dos mares do globo. Surgia, assim, na esteira desse amplo movimento de expansão e conquista territorial, empreendido pelo homem branco, um sistema, em nível planetário, de dominação política, de exploração econômica e de sujeição cultural: o colonialismo. A sua implantação se fez através de acirrada concorrência e fortes tensões entre as potências colonialistas que disputavam os mercados, a ocupação dos territórios e a preeminência, ou seja, o prestígio nacional.

(LINHARES, Maria Yedda. Em face do imperialismo e do colonialismo. IN: SILVA, Francisco Carlos Teixeira da. Et Al. Impérios na História. Rio de Janeiro: Campus Elsevier, 2009, p.235.)

Com base no texto acima, sobre o processo de colonização do mundo não europeu ao longo do século XIX, assinale a alternativa CORRETA.
A
A primeira metade do século XIX foi caracterizada pelo capitalismo mercantil.
B
A França conquista Argel em 1830, iniciando‐se um longo processo de ocupação e colonização da Argélia.
C
Com o imperialismo, a competição entre os países capitalistas diminuiu, e esse período ficou conhecido mundialmente como “paz armada”.
D
O imperialismo buscava apenas mercadorias e matérias‐primas, sem se interessar por campos para investimentos de capitais.
E
A expansão imperialista do século XIX teve os mesmos princípios econômicos e políticos das colonizações dos séculos XV e XVI.