Questão
Simulado Unicamp
2020
1ª Fase
VER HISTÓRICO DE RESPOSTAS
Francisco-Teodoro1749a6bd45f
Francisco Teodoro afirmou logo que aquele prato parecia feito, de saboroso que estava, por uma mulher. A brasileira tem um jeitinho especial para temperar panelas, dizia ele; e verdade, verdade, assim como ela não devia ser chamada para os cargos exercidos por homens, também os homens não lhes deviam usurpar os seus. A cozinha devia ser trancada ao sexo feio.

Ele dizia isto como pilhéria, por alegria.

Catarina, fazendo estalar uma côdea de pão entre os dedos magros, perguntou sorrindo, com ar de curiosidade maldosa:

– O senhor é contra a emancipação da mulher, está claro.

– Minha senhora, eu sou da opinião de que a mulher nasceu para mãe de família. Crie os seus filhos, seja fiel ao seu marido, dirija bem a sua casa, e terá cumprido a sua missão. Este foi sempre o meu juízo, e não me dei mal com ele, não quis casar com mulher sabichona. É nas medíocres que se encontram as esposas.

ALMEIDA, Júlia de. A falência.

Levando em conta o excerto, bem como o texto integral do romance, é correto afirmar que
A
embora escritora pioneira de sua geração, Júlia de Almeida representava personagens progressistas e retrógrados; porém, não discutia diretamente a questão do gênero.
B
é possível ser uma mulher inteligente e ao mesmo tempo boa esposa, pois participar de uma família não impede que uma mulher possa também ser bem-sucedida na carreira.
C
Catarina, embora personagem letrada, tendo lido de Shakespeare a Dante, vivia um casamento infeliz com Rino, o que a motivava discutir o feminismo com outros homens.
D
ao tratar a cozinha como lugar da mulher – isto é, do “sexo feio” – e a isso rir como se fosse brincadeira, Francisco Theodoro evidencia o seu caráter tradicionalista e conservador.