Questão
Universidade Estadual do Centro-Oeste - Unicentro
2025
Fase Única
VER HISTÓRICO DE RESPOSTAS
Fui-contra-indicaca305ffbc8a1c
— Fui contra a indicação. Desse americano — atalhou o Secretário num tom suave mas infeliz. — Os ratos são nossos, as soluções têm que ser nossas. Por que botar todo mundo a par das nossas mazelas? Das nossas deficiências? Devíamos só mostrar o lado positivo não apenas da sociedade mas da nossa família. De nós mesmos — acrescentou apontando para o pé em cima da almofada. — Por que não apareci ainda, por quê? Porque simplesmente não quero que me vejam indisposto, de pé inchado, mancando. Amanhã calço o sapato para a instalação, de bom grado faço esse sacrifício. O senhor, que é um candidato em potencial, desde cedo precisa ir aprendendo essas coisas, moço. Mostrar só o lado positivo, só o que pode nos enaltecer. Esconder nossos chinelos.

[...]

— Bueno, é do conhecimento de Vossa Excelência que causou espécie o fato de termos escolhido este local. Por que instalar o VII Seminário dos Roedores numa casa de campo, completamente isolada? Essa a primeira indagação geral. A segunda é que gastamos demais para tornar esta mansão habitável, um desperdício quando podíamos dispor de outros locais já prontos. O noticiarista de um vespertino, marquei bem a cara dele, Excelência, esse chegou a ser insolente quando rosnou que tem tanto edifício em disponibilidade, que as implosões até já se multiplicam para corrigir o excesso. E nós gastando milhões para restaurar esta ruína... O Secretário passou o lenço na calva e procurou se sentar mais confortavelmente. Começou um gesto que não se completou.

— Gastando milhões? Bilhões estão consumindo esses demônios, por acaso ele ignora as estatísticas? Estou apostando como é da esquerda, estou apostando. Ou então, amigo dos ratos. Enfim, não tem importância, prossiga por favor.

(TELLES, L. F. Seminários dos ratos. 8.ed. Rio de Janeiro: Rocco, 1998. p.155-156.)

Com base no conto “Seminário dos ratos”, assinale a alternativa correta.
A
No trecho “num tom suave mas infeliz”, a figura de linguagem empregada é a antítese, pois aproxima elementos opostos.
B
No trecho “Esconder nossos chinelos”, observa-se que os chinelos são uma metonímia das mazelas e das deficiências dos burocratas.
C
A figura de linguagem empregada em “esse chegou a ser insolente quando rosnou” é a antropomorfização.
D
No trecho “Gastando milhões? Bilhões estão consumindo esses demônios”, a figura de linguagem empregada é a hipérbole.
E
Narrado em primeira pessoa, o conto é estruturado inteiramente como um diálogo entre o Chefe das Relações Públicas e o Secretário.