Funcionários em fábrica de iPhone trabalham mais de 80 horas semanais na China. A China Labor Watch (CLW), organização sem fins lucrativos que fiscaliza as condições de trabalho na China, publicou nesta semana um relatório preocupante. Em uma das fábricas contratadas pela Apple para fabricar componentes do iPhone, funcionários estão passando (e muito) do seu horário determinado. A Apple exige dessas fábricas terceirizadas que os funcionários trabalhem, no máximo, 60 horas por semana, e que tenham ao menos uma folga a cada semana. Segundo a CLW, porém, há diversos casos de colaboradores ultrapassando as 80 horas semanais.


Fonte: UOL. Olhar Digital. http://goo.gl/qZF2pP Acesso em 29 de agosto de 2016.
Sobre o texto acima e de acordo com a Divisão Internacional do Trabalho no espaço mundial contemporâneo, assinale a soma da(s) proposição(ões) CORRETA(S).
01. Para que os celulares tenham rápida evolução tecnológica e valorização da marca, é necessário que os fabricantes encontrem mão de obra especializada e disposta a trabalhar 60 horas ou mais por semana.
02. O trabalhador, ao encontrar a satisfação em realizar sua atividade, neste caso com a produção do iPhone, deve obrigatoriamente, segundo a lógica toyotista, trabalhar além do esperado.
04. As empresas transnacionais nem sempre consideram as variáveis sociais e ambientais dos lugares onde se instalam.
08. A carga horária de trabalho semanal próxima de 80 horas é recomendada a países emergentes que buscam atingir uma condição socioeconômica de países desenvolvidos.
16. A China é um país de industrialização tardia que cresceu baseado na oferta de isenções fiscais a empresas transnacionais, não incentivando a criação de indústrias nacionais.