GASES LETAIS



Na Segunda Guerra Mundial, poucas práticas chocaram tanto o mundo quanto a construção de câmaras de gás para extermínio de prisioneiros. Inicialmente, o gás letal utilizado era o monóxido de carbono proveniente dos escapamentos de veículos movidos a óleo
diesel. Posteriormente, substituíram o monóxido de carbono pelo gás cianídrico emanado do pesticida Zyklon B.

Pesticida Zyklon B
O contato com ar possibilita a vaporização do ácido cianídrico (HCN) a partir do pesticida.
Dados sobre o HCN são apresentados no quadro a seguir.

O HCN é um gás letal que tem elevada afinidade por ferro. Isso explica o fato de que, ao ser inalado, compete com o oxigênio molecular pela ligação com a hemoglobina. Além disso, após ser transportado pela corrente sanguínea às células do corpo, esse gás se liga ao ferro presente nos citocromos, o que bloqueia a cadeia respiratória. Quando aspirado em grandes quantidades, a morte da vítima sobrevém em 6 a 8 minutos por parada respiratória e cardíaca. O ácido cianídrico também foi utilizado como um dos métodos de execução da pena de morte nos Estados Unidos da América. Nas décadas de 1950 e 1960, na Califórnia, cápsulas de cianeto de potássio (KCN) eram adicionadas a soluções aquosas ácidas, desprendendo o gás cianídrico (HCN) que ocasionava a morte do condenado. Esse método não é mais aplicado nesse país desde 1999.
COM BASE EM SEUS CONHECIMENTOS DE BIOLOGIA E QUÍMICA, RESPONDA:
a) Visando conhecer maiores detalhes sobre os efeitos do HCN no organismo, pesquisadores submeteram experimentalmente alguns animais a este gás. Os resultados estão ilustrados no gráfico a seguir, que representa a variação da concentração sanguínea de cianeto (CN ) e de lactato (LA) ao longo do tempo de exposição.

Considerando a informação do texto sobre a ação do HCN nas células do corpo, cite a organela e a função celular afetadas pelo gás cianídrico. Explique a variação na concentração de lactato expressa no gráfico.
Observação: o lactato é resultante da ionização do ácido láctico em meio aquoso, ácido láctico 

b) Represente a fórmula estrutural do HCN, respeitando a sua geometria molecular. Identifique a interação intermolecular presente no líquido cianeto de hidrogênio e explique por que essa substância apresenta temperatura de ebulição menor do que a da água.
c) Equacione a reação entre o cianeto de potássio (KCN) e uma solução aquosa de ácido sulfúrico (H₂SO₄ ).
São adicionados 7,8 g de KCN a 250 mL de uma solução aquosa de ácido sulfúrico de concentração 0,2 mol/L. Há excesso de algum dos reagentes na situação descrita? Se houver, calcule a quantidade, em mol, da substância em excesso.
Determine a massa máxima de ácido cianídrico produzida nessa situação.
Considere: Massas molares: HCN = 27 g/mol; KCN = 65 g/mol; H₂SO₄ = 98 g/mol.