GEOPOLÍTICA DA ÁGUA
As dificuldades de acesso à água se converteram em instrumento e arma de guerra. A água passa a ser um recurso estratégico relevante no século XXI. Existem três eixos fluviais que, ao serem compartilhados por diversos Estados, são foco de conflitos constantes.
São eles: I - O Nilo; II – O Tigre e o Eufrates; III – O Jordão.
Analise a caracterização desses três eixos.
I – O Nilo
A Etiópia controla cerca de 85% das nascentes desse rio; enquanto o Sudão e, especialmente, o Egito encontram-se em uma situação geográfica mais desfavorável, apesar de acordo bilateral entre esses dois últimos Estados.
II – O Tigre e o Eufrates
As nascentes desses rios situam-se na Turquia, único país da região fora de uma situação crítica quanto ao abastecimento de água. Síria e Iraque compartilham essa bacia fluvial, mas não dispõem de acordo ou tratado para o uso compartilhado dos recursos hídricos.
III – O Jordão
A bacia do rio Jordão abarca parte dos territórios ocupados por Israel – Cisjordânia e as colinas de Golã −, o território jordaniano e a região sudoeste da Síria. A área padece de escassez de água, sofre uma crise de gestão e encontra-se em situação de conflito.
Dentre as caracterizações acima, identifique a(s) adequadamente apresentada(s).