Questão
Faculdade São Leopoldo Mandic de Araras - SLMANDIC
2017
Fase Única
GERTRUDE-STEIN38316e6f2d8
GERTRUDE STEIN – A ESTRUTURA DA LINGUAGEM

Antes de ser uma artista de vanguarda, Gertrude Stein foi uma cientista. Seu primeiro artigo (de 1898) resumia a pesquisa em Harvard, onde explorava a escrita automática. Stein queria escrever as primeiras palavras que lhe viessem à mente. Como era esperado, o resultado foi ridículo. Em vez de revelar o interior reprimido da mente, as experiências com a escrita automática geraram um monte de falas espontâneas sem sentido. Enchia páginas e páginas com frases incompreensíveis. Após a análise dos dados, Stein chegou à conclusão de que não significavam nada. Sua experiência não funcionara.

No entanto, o fracasso da experiência fez Stein começar a pensar. Mesmo quando escrevia sobre absolutamente nada, o que ocorria na maior parte do tempo, esse nada permanecia gramatical. As frases eram todas sem sentido, porém ainda assim obedeciam às regras padrão de sintaxe. Os sujeitos concordavam corretamente com os verbos, os adjetivos modificavam os substantivos e tudo estava no tempo verbal certo. Embora tivesse a esperança de que a experiência libertasse a linguagem de suas limitações, acabou descobrindo a limitação da qual não havia como fugir. Nossa linguagem tem uma estrutura, e esta estrutura está enraizada em nosso cérebro. Essas estruturas profundas são as fontes secretas de nossas frases, suas regras abstratas ordenam tudo que dizemos.

(LEHRER, Jonah. Proust foi um neurocientista – Como a arte antecipa a ciência. Trad. de Fátima Santos. Rio de Janeiro: BestSeller, 2010. Adaptado.)

Acerca da escolha e do papel dos conectivos para a estruturação do texto apresentam-se as seguintes afirmações:

I. No primeiro parágrafo, a expressão “Em vez de” estabelece uma relação de oposição com o período anterior, podendo ser devidamente substituída por “Ao invés de”, sem que haja alteração significativa de sentido.

II. No segundo parágrafo, o conectivo “No entanto” expressa uma relação de adversidade com o período que encerra o parágrafo anterior; do mesmo modo, o conectivo “porém” estabelece relação de oposição com a oração principal que o antecede, no mesmo período.

III. No segundo parágrafo, a conjunção “embora” estabelece no período a ideia de concessão, ocasionando que o conteúdo da oração principal represente o contrário do que a artista espera.

É correto o que se afirma apenas em
A
I e II.
B
II e III.
C
I e III.
D
II.
E
III.