George Gardner, um dentre vários viajantes estrangeiros que no século XIX passaram pela região, a qual hoje constitui o Estado do Tocantins, descreve em suas narrativas suas vilas, as condições econômicas, os costumes, o modo de vida. Sobre Natividade, ele registra em seu diário: “[...] Como a maior parte das vilas do interior, é muito irregularmente construída. A população, com cerca de duas mil almas, compõe-se das mesmas raças mistas já frequente- mente encontradas. Tem quatro igrejas que, embora bem velhas, ainda se acham inacabadas e não há probabilidade de que se acabem [...]” (GARDNER, George. Viagem ao interior do Brasil. Belo Horizonte: Itatiaia, 1982, p. 157).
Analise as afirmativas a seguir a respeito da História do Tocantins e assinale V (Verdadeiro) ou F (Falso).
( ) O grande fluxo de pessoas de todas as partes favoreceu, no final do século XVIII, o fato de os mestiços já serem grande parte da população dos arraiais de ouro no norte da Capitania de Goiás (Tocantins).
( ) O isolamento da região pela falta de vias de comunicação e acesso e a precariedade da vida econômica com a decadência da mineração são características marcantes do Tocantins no século XIX.
( ) A mineração, além de favorecer o processo de povoamento da região do Tocantins, proporcionou a concentração de riqueza nas populações locais.
( ) Em 1809, a Capitania de Goiás foi dividida em duas comarcas. Para a Comarca do Norte (Tocantins), foi nomeado como ouvidor o português Joaquim Theotônio Segurado.
( ) Durante o império brasileiro, o deputado Visconde de Taunay, pela Província de Goiás, propôs a separação do norte goiano para a criação da Província da Boa Vista do Tocantins.
A opção que apresenta a sequência correta é