Questão
Universidade de Taubaté - UNITAU
2014
1ª Fase
VER HISTÓRICO DE RESPOSTAS
Getulio-Vargas-foi-e101fd9c042d
Getúlio Vargas foi e é uma figura histórica bastante polêmica, devido às suas ações como presidente do Brasil durante quinze anos (1930-1945), período que ficou conhecido como a “Era Vargas”. Apesar da relevância de suas iniciativas, a definição de sua figura política não alcançou unanimidade, gerando dois grupos de interpretação.

Entretanto, Vargas não é visto de forma favorável por todos. Se muitos o consideram como um fervoroso nacionalista, um progressista ativo e o "Pai dos Pobres", existem outros tantos que o definem como ditador oportunista, um intervencionista e amigo das elites.

Sobre essa diferença de interpretações e essa polêmica, é CORRETO afirmar que
A
o grupo que considera Vargas como um fervoroso nacionalista e progressista ativo está errado, pois ele teve atitudes ditatoriais, com forte apoio dos setores militares.
B
o grupo que defende Vargas como autêntico nacionalista está totalmente errado, pois, apesar da política populista, poucas iniciativas efetivamente nacionalizantes foram implementadas e, ao contrário do discurso, Vargas aproximou-se estreitamente de grupos estrangeiros.
C
aspectos apontados pelos dois grupos devem ser considerados, devido à complexidade do contexto histórico, da figura de Vargas e das medidas por ele tomadas.
D
Vargas não pode ser considerado ditador, pois nunca demonstrou simpatia aos regimes ditatoriais nem realizou medidas alinhadas a regimes totalitários.
E
apesar de certas divergências, a política implementada por Vargas é percebida de modo favorável por ambos os grupos de interpretação.