Questão
Simulado ENEM
2021
Fase Única
VER HISTÓRICO DE RESPOSTAS
Google-lanc-tradutor15902df19a0
Google lança tradutor de hieróglifos baseado em inteligência artificial

O Google lançou um tradutor de hieróglifos que usa aprendizado de máquina para decodificar os caracteres egípcios antigos. 

A novidade foi incorporada ao aplicativo de Arte e Cultura da empresa, e permite traduzir palavras atuais e emojis em hieróglifos compartilháveis. 

Segundo o Google, o app, batizado de Fabricius, é a primeira ferramenta treinada por meio de aprendizado de máquina (machine learning) para entender o que um hieróglifo é de fato. 

Em tese, a plataforma de tradução deve melhorar ao longo do tempo à medida que é utilizada pelos usuários. 

Além da ferramenta acessível a todos, uma versão para computadores do Fabricius foi lançada também para estudiosos da área de egiptologia, antropólogos e historiadores, como ferramenta de suporte para pesquisas.



A escrita dos hieróglifos era usada primordialmente em túmulos e templos, sendo conhecida por uma pequena parcela da sociedade, iniciada nesses estudos. A plataforma descrita no texto traz a possibilidade de
A
compreensão contemporânea das mensagens grafadas nas obras egípcias, elevando os hieróglifos de um sentido puramente estético para o grande público.
B
entendimento das mensagens deixadas na arquitetura egípcia, o que muda o modo como compreendemos a história do período, ressignificando o que sabíamos.
C
criar novos hieróglifos, atualizando as mensagens deixadas naquelas obras, transformando-as em imagens possíveis de serem usadas na comunicação hoje.
D
ensinar às pessoas hoje em dia outros modos de comunicação ainda não usados, já que nos dias de hoje não é possível comunicar-se usando imagens ao invés de letras.
E
decodificar os hieróglifos, feito até hoje impossível, pois não foram encontrados registros que pudessem traduzir a língua por imagens para outros alfabetos.