Questão
Universidade de Fortaleza - UNIFOR
2016
1ª Fase
VER HISTÓRICO DE RESPOSTAS
Grande-Barreira-Coral241e534e31c
A Grande Barreira de Coral da Austrália passa pelo mais grave processo de branqueamento já registrado, anunciaram cientistas, com 93% dos recifes, que integram a lista de patrimônio mundial da humanidade da Unesco, afetados. Após uma série de inspeções aéreas e submarinas, cientistas da Universidade James Cook de Townsville, no estado de Queensland (nordeste), constataram que apenas 7% da Grande Barreira conseguiu escapar do processo de branqueamento, que pode ser fatal para o coral. 

Fonte: http://g1.globo.com/natureza/noticia/2016/04/grandebarreira-de-coral-australiana-perdeu-93-da-cor.html. Acesso em 20 abr. 2015 (adaptado).

Após a leitura da notícia acima, julgue as afirmativas que se seguem.

I. – Os ecossistemas recifais são muito sensíveis a variações da temperatura das águas oceânicas, e o aumento da temperatura das águas superficiais, bem como sua acidez, podem provocar a ocorrência do branqueamento.

II. – O branqueamento é um processo relacionado à perda, pelos corais, das algas fotossintetizantes - as zooxantelas, que estão presentes no tecido dos corais e que participam de uma cooperação vital que beneficia ambos os organismos, e/ou a perda dos pigmentos por estas algas.

III. – As zooxantelas, além de darem a cor ao coral, produzem componentes orgânicos que lhes servem de alimento e, em contrapartida, o coral provê abrigo para as algas e lhes fornece elementos químicos necessários à sua sobrevivência.

IV. – Evitar a destruição de manguezais, assim como controlar o desenvolvimento urbano das regiões costeiras e a poluição são fatores que não interferem no processo de branqueamento de corais.

É correto apenas o que se afirma em
A
I e II.
B
II e III.
C
I, III e IV.
D
I, II e III.
E
II, III e IV.