O Grande Colisor de Hádrons (em inglês: Large Hadron Collider LHC) do Centro Europeu de Pesquisa Nuclear (CERN), O LHC é o maior instrumento de investigação científica já construído. É o maior acelerador de partículas e o de maior energia existente do mundo. Seu principal objetivo é obter dados sobre colisões de feixes de partículas, tanto de prótons a uma energia de 7 TeV (Teraelétronvolt) por partícula, ou núcleos de chumbo a energia de 574 TeV por núcleo. O
laboratório localiza-se em um túnel de 27 km de circunferência, bem como a 175 metros abaixo do nível do solo na fronteira francosuíça, próximo a Genebra, Suíça. Os feixes vão atingir velocidade próxima à da luz e, então, colidirão um com o outro. Essa colisão poderá ajudar a decifrar mistérios do universo.
Segundo o texto, o experimento no LHC fornecerá dados que possibilitarão decifrar os mistérios do universo. Para analisar esses dados provenientes das colisões no LHC, os pesquisadores utilizarão os princípios de transformação da energia. Sabendo desses princípios, pode-se afirmar que: