Questão
Faculdade de Tecnologia do Estado de São Paulo - FATEC
2024
Fase Única
Guerra-Canudos255ea4db37c
A Guerra de Canudos aconteceu de novembro de 1896 a outubro de 1897 no sertão da Bahia, em uma fazenda improdutiva ocupada por Antônio Conselheiro e seus mais de 20 mil seguidores. Era um povo sem posses, que recusou a exploração senhorial e buscou uma terra para seu sustento.

Teve caráter messiânico por conta das pregações do beato, mas envolvia a luta contra a fome, a miséria e a seca nordestina, região desassistida pelo governo federal. A destruição de Canudos aconteceu depois de quatro tentativas: duas do governo da Bahia junto à Igreja e aos coronéis; e as outras duas pelo exército brasileiro. O exército só conseguiu vencer na quarta tentativa, com o envio de canhões e 5 mil homens que mataram cerca de 25 mil pessoas, entre homens, mulheres e crianças. 

<https://tinyurl.com/2p392kzv> Acesso em: 21.08.2023. Adaptado

O jornalista Euclides da Cunha foi correspondente de um jornal de São Paulo na Guerra de Canudos. Com base na sua vivência, ele escreveu o livro Os Sertões, publicado pela primeira vez em 1902. Em uma passagem do livro, ele escreveu que

“Canudos não se rendeu. Exemplo único em toda a História, resistiu até o esgotamento completo. Expugnado palmo a palmo, na precisão integral do termo, caiu no dia 5, ao entardecer, quando caíram os seus últimos defensores, que todos morreram. Eram quatro apenas: um velho, dois homens feitos e uma criança, na frente dos quais rugiam raivosamente cinco mil soldados.”

CUNHA, Euclides da. Os Sertões. Rio de Janeiro: Record, 1998.

Com base nos textos, é correto afirmar que essa guerra ocorreu durante o

A
Brasil Império, e constata o poderio militar do exército brasileiro, que incorporou religiosos e coronéis às suas fileiras para acabar com um movimento revolucionário que atentava contra a segurança nacional.
B
Brasil Império, e demonstra a capacidade técnica do exército brasileiro da época de preservar as vidas de mulheres e de crianças, combatendo apenas os jagunços contratados pelo beato Antônio Conselheiro.
C
Brasil Império, e atesta a importância da Geopolítica no enfrentamento de conflitos internos que ameaçam a estabilidade do regime, não importando se eram homens, mulheres ou crianças, uma vez que eram inimigos da pátria, portanto, sujeitos a morrer em combate.
D
Brasil República, e prova que o exército brasileiro, por ordem de Dom Pedro II, em uma demonstração de solidez tática, destruiu o povoado de Canudos em uma única tentativa, utilizando-se, para isso, de uma moderna arma de guerra para a época, o canhão.
E
Brasil República, e mostra que não houve rendição de Canudos, mesmo com o exército assassinando milhares de pessoas pobres que buscavam sobreviver às adversidades que eram oriundas da seca, da fome e da falta de terras, e que assolavam suas existências.