Questão
Universidade Federal do Paraná - UFPR
2007
1ª Fase
Guia-Uso-Portugues-e455f827b306
Guia de Uso do Português é um dicionário que tem por objetivo descrever como as palavras são usadas em textos contemporâneos que se utilizam da língua padrão. Observe abaixo o mesmo verbete descrito por um dicionário tradicional (Aurélio) e pelo Guia de Uso do Português.

Ajudar. [Do lat. adjutare] V. t. d. 1. Dar ajuda a; auxiliar; “há proveito em irem as pessoas da minha história colaborando nela, ajudando o autor” (Machado de Assis, Esaú e Jacó, p. 46). 2. Socorrer; favorecer. 3. Facilitar; favorecer, propiciar: Repouso ajuda a cura da gripe. [...] T. d. e i. 5. Auxiliar a fazer alguma coisa: “Rosto contraído, boca torta, pediu finalmente à mulher que os ajudasse a conseguir uma visão melhor.” (Gilvã Lemos, Jutaí Menino, p. 7) T. i. b. Dar ajuda, prestar auxílio: Queixa-se de que ninguém lhe ajuda. Int. 7. Dar ajuda, prestar auxílio a alguém: “Pessoas que viram a cena correram para se informar, para ajudar, e encontraram Germiniano debruçado na roda chorando.” (José J. Veiga, A Hora dos Ruminantes, p. 29).

Ajudar

1. O verbo ajudar se usa:

com complemento sem preposição indicativo de quem recebe a ajuda, podendo ocorrer outro complemento, iniciado pelas preposições a (com infinitivo) ou em. Que Deus AJUDE o nosso povo. (COL-O). Tenho que passar, AJUDAR Jandira a arrumar a mudança. (PL) Dê esta chance a seu filho AJUDE-o na remoção do obstáculo e finalmente na descoberta da solução. (FSP)

com complemento iniciado pela preposição a indicativo de quem recebe a ajuda. Recebemos com tristeza desfiliação de um militante que muito AJUDOU ao partido, mas a atitude dele no encontro foi desastrosa. (FSP).

Nesse caso, pode também ocorrer outro complemento, iniciado pela preposição a (com infinitivo) ou em. A construção com dois complementos preposicionados não é bem aceita em algumas obras normativas.

Entretanto, ela é usual e está registrada na maioria dos dicionários, inclusive nos especializados em regência verbal. Ele sabia que também seu pai tinha estado ali, e essa concordância com o destino paterno AJUDOU-LHE a suportar o castigo.(VB). Músico, ele estava familiarizado com coisas como ressonância, timbre, altura do som, o que lhe AJUDOU muito em seus estudos sobre percussão. (APA).

(NEVES, M. H. de Moura. Guia de uso do português: confrontando regras e usos. Ed. UNESP.)

Considere as seguintes afirmativas a respeito dos verbetes apresentados:

1. Na descrição feita pelo Guia de uso do português, não é possível saber se o verbo é transitivo direto, indireto, intransitivo, ao contrário do que acontece com os dicionários tradicionais.

2. O Guia de uso do português privilegia uma descrição que possibilita saber a regência do verbo.

3. Para pesquisar a acepção de uma palavra, os dicionários tradicionais ainda são os mais recomendados.

4. O Guia de usos registra o uso do verbo ajudar com dois complementos preposicionados. Esse tipo de construção está registrada também no Dicionário Aurélio.

Assinale a alternativa correta.
A
Somente as afirmativas 2 e 3 são verdadeiras.
B
Somente a afirmativa 1 é verdadeira.
C
Somente a afirmativa 3 é verdadeira.
D
Somente as afirmativas 3 e 4 são verdadeiras.
E
Somente as afirmativas 1 e 2 são verdadeiras.